Topo

Ato contra reajuste de tarifa do transporte público interdita avenida no Rio

Do Rio

22/01/2016 19h39

Vinte e quatro pessoas interditaram na noite desta sexta-feira (22) a pista principal da avenida Presidente Vargas, no sentido igreja da Candelária, na altura da estação ferroviária Central do Brasil, no Rio de Janeiro. O grupo protestava contra o reajuste da tarifa de ônibus municipal, que passou de R$ 3,40 para R$ 3,80 em 2 de janeiro.

Três policiais militares intervieram e tentaram convencer o grupo a liberar a via. Após seis minutos de interdição, os manifestantes saíram caminhando em direção à Candelária, ocupando duas das quatro faixas da avenida.

O grupo, munido de faixas e cartazes contra o reajuste da tarifa e a gestão do prefeito Eduardo Paes (PMDB), ganhou adesões ao longo do trajeto, mas as 19h15 não chegava a 50 pessoas.

O protesto foi convocado por meio das redes sociais pelo Movimento Passe Livre. Estava previsto para começar às 16h, em frente à Central do Brasil.

Por causa da chuva, os ativistas só começaram a se reunir por volta das 18h20, mas demoraram mais de meia hora para decidir o que fazer. Após uma reunião em que discutiram propostas de trajeto, decidiram iniciar a caminhada. Antes, fizeram discurso exigindo transporte público gratuito para todos no Rio, em frente ao terminal de ônibus situado ao lado da estação ferroviária.

Vinte e um policiais militares escoltam os manifestantes ao longo da avenida Presidente Vargas. Eles tem o apoio de duas patrulhas da PM.