Topo

Céu na Terra abre desfiles de blocos do Rio hoje

30/01/2016 10h25

Rio - O bairro de Santa Teresa (região central) amanheceu neste sábado, 30, com o tradicional bloco Céu na Terra na rua, em desfile que homenageia Moçambique. Ritmistas e passistas usaram roupas típicas africanas e lembraram danças e rituais do país.

Atrás dos bonecos gigantes do Céu na Terra, semelhantes aos de Olinda, em Pernambuco, os foliões já estavam nas ladeiras de Santa Teresa às 7 horas. O movimento foi grande também na Praça 15 (centro), onde foliões pegaram a barca para a Ilha de Paquetá, que é fechada para carros e tem um famoso carnaval de rua.

Estão previstos para este sábado desfiles de 65 blocos. À tarde, desfila em Ipanema o Simpatia é Quase Amor, com concentração na Praça General Osório, a partir das 16 horas. No domingo, 31, 56 blocos vão para as ruas do Rio, entre os quais o Bloco da Preta, da cantora Preta Gil, a partir de meio-dia, na Avenida Primeiro de Março, no centro. Este ano, o bloco terá pela primeira vez a participação do cantor e compositor Gilberto Gil, pai de Preta.