Barbosa dá prazo para definir limites globais para liberar empréstimos a Estados

Brasília - O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, prometeu a governadores definir até o fim da semana os limites globais para liberar empréstimos de bancos e organismos nacionais e internacionais a Estados e municípios.

De acordo com governadores que participaram da reunião com Barbosa, o ministro prometeu também estudar o pleito apresentado por eles de alongamento dos prazo de pagamento da dívida dos entes com a União. "Ele está estudando e vai apresentar até depois do Carnaval", afirmou o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB).

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT) disse que Barbosa foi compreensivo com as necessidades dos governadores. "Ele sabe que se repetir em 2016 a crise de 2015, não escapa nenhum Estado. Todos vão ter desequilíbrio", completou.

Em relação ao pedido dos governadores para que seja vetada a destinação dos recursos com a repatriação para um fundo para compensar a reforma do ICMS, Dias disse que Barbosa pediu um prazo para que a questão seja discutida no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Os governadores querem que esses recursos sejam utilizados para ajudar os Estados, mas Barbosa frisou que os recursos da repatriação são a única alternativa para o governo compensar as perdas dos Estados com a reforma do imposto.

Cerca de 20 governadores se reuniram por mais de uma hora com Barbosa, após encontros com o presidente do Senado, Renan Calheiros, (PMDB-AL) e no Supremo Tribunal Federal (STF). (Lorenna Rodrigues - lorenna.cardoso@estadao.com)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos