Gleisi deve substituir Delcídio na presidência da Comissão de Assuntos Econômicos

Brasília - A bancada do PT no Senado decidiu na manhã desta quarta-feira que a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) será a substituta de Delcídio Amaral (PT-MS) na presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Como a presidência da comissão é um cargo eletivo, senadores ainda não sabem como Delcídio Amaral pode ser afastado definitivamente do cargo.

"Nós apresentamos o nome da senadora Gleisi Hoffmann para presidir a comissão e agora vamos nos sentar com os demais partidos, especialmente com o PMDB, para construirmos a eleição dela na comissão", explica o líder do PT, Humberto Costa (PT-PE). Os senadores acreditam que a melhor solução para substituir Delcídio é por meio de outra eleição.

A comissão se encontra diante de um impasse regimental. Delcídio, que está preso preventivamente pela Polícia Federal desde novembro do ano passado, está impossibilitado de exercer o cargo. Ele pode ser substituído na comissão por um suplente, enquanto a presidência é exercida interinamente pelo vice, Raimundo Lira (PMDB-PB).

Ao mesmo tempo, pela divisão proporcional da bancada, a presidência deve ser exercida por um senador do PT, o que impede Lira de seguir à frente da comissão. Como Delcídio foi eleito para o cargo, ele teria de se afastar voluntariamente. "Temos de ver regimentalmente como faremos a substituição", afirmou Humberto Costa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos