Pernambuco tem 153 casos confirmados de microcefalia

Recife - Campeão em registros no País na notificação de casos de microcefalia, o Estado de Pernambuco divulgou nesta quarta-feira, 3, um novo balanço com os números atualizados da doença. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), subiu para 1.447 o total de notificações de microcefalia no Estado.

Ao todo, 153 casos já foram confirmados e 135 foram descartados - levando em consideração o resultado dos exames de imagem feitos nos pacientes com suspeita da síndrome. O Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/Fiocruz confirmou 12 casos de microcefalia relacionados ao vírus zika por detecção do anticorpo IgM no líquido cefalorraquidiano em Pernambuco. Também foram registrados oito casos de bebês natimortos e quatro que morreram logo após o nascimento.

Desde que a notificação de casos de gestantes com exantemas se tornou obrigatória, no período de 2 de dezembro de 2015 a 30 de janeiro de 2016, 88 municípios do Estado notificaram 994 casos de gestantes com esse quadro clínico. Desse total, 10 delas apresentam confirmação de microcefalia intraútero.

Carnaval.

O percurso do Galo da Madrugada - uma das principais atrações do carnaval pernambucano, recebeu, nesta quarta, um banho de inseticida químico. O produto utilizado foi o organofosforado Malation, um dos compostos recomendados pelo Ministério da Saúde para o controle de populações do mosquito Aedes aegypti adulto. A ideia é acabar com possíveis focos e evitar o ataque dos mosquitos aos foliões, que vão acompanhar a atração no próximo sábado.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, as ações de combate ao mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika vão ocorrer até o último dia do carnaval. A Vigilância Sanitária da capital fiscalizará o Terminal Integrado de Passageiros (TIP), o Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, o metrô, hotéis e pousadas, além dos focos de folia. Mercados públicos e feiras também devem receber atenção especial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos