Deputado ironiza queixa de Cunha sobre andamento de processo no Conselho de Ética

Brasília, 02 - O vice-presidente do Conselho de Ética, deputado Sandro Alex (PPS-PR), disse não temer futuros recursos do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), contra a aprovação da admissibilidade do processo por quebra de decoro parlamentar no colegiado. Ele ironizou as críticas de Cunha ao andamento da ação disciplinar no colegiado. "O rei das manobras alegando que o conselho fez manobra", ironizou o deputado.

Mais cedo, Cunha indicou que pretende recorrer diante dos supostos erros cometidos no trâmite processual. "As nulidades são flagrantes e serão contestadas", declarou. Entre os pontos contestados pelo peemedebista está a participação do presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PSD-BA), na votação do parecer do relator Marcos Rogério (PDT-RO). Foi de Araújo o voto que desempatou o placar de 10 a 10.

"Tem muito recurso a ser feito, muita coisa errada ali. Até ontem mesmo foi um meio golpe, porque avisaram aos parlamentares que não iria ter reunião, eles foram embora e tentaram fazer de surpresa para depois da sessão do plenário. Ficaram catando gente em casa para vir aqui correndo, porque estavam fazendo sempre a coisa descumprindo o regimento. Tem uma série de fatores errados que os meus advogados vão tratar de fazer os recursos correspondentes. Continuam cometendo erros em série (no Conselho de Ética)", afirmou o peemedebista.

Sandro Alex negou manobras e lembrou que a sessão de votação havia sido suspensa, que em nenhum momento os conselheiros foram informados que os trabalhos não seriam retomados no mesmo dia. "Ontem fomos competentes no sentido de continuar a votação. Não houve nenhum tipo de manobra", enfatizou.

Com a decisão parcial do Supremo Tribunal Federal (STF) favorável ao recebimento parcial da denúncia contra Cunha, o vice-presidente do conselho disse que ao se tornar réu, Cunha tem mais chances de enfrentar um pedido de cassação do mandato no final do processo disciplinar. "Não tem mais pena branda", previu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos