Dilma recebe governadores amanhã para discutir alongamento da dívida dos Estados

Brasília, 03 - A presidente Dilma Rousseff chamou os governadores para uma reunião nesta sexta-feira, 4, na qual será apresentada a proposta técnica de alongamento da dívida dos Estados e as contrapartidas que serão exigidas em troca.

Depois de se reunir com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), disse que ainda há divergências em torno da proposta.

"Os governadores do Nordeste querem condicionantes mais brandas, nós queremos mais rígidas, mas acredito que até o começo da próxima semana chegaremos a um consenso", afirmou.

Os governadores também têm discordâncias em relação a outros pontos do projeto, como a criação de um fundo com recursos pagos por empresas que receberam incentivos fiscais, antecipado pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, e os limites para gastos com pessoal.

O governo fará uma série de exigências para alongar por mais 20 anos as dívidas dos Estados com a União. Como o Broadcast apurou, uma das medidas é limitar o crescimento dos gastos de custeio e pessoal a cerca de 80% do crescimento da receita. A "sobra" de recursos só poderia ser destinada para investimentos.

A reunião da presidente com os governadores deve ser às 15h.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos