Oposição na Câmara deve discutir à tarde ações após delação de Delcídio

Brasília - Líderes de partidos da oposição devem se reunir na tarde desta quinta-feira, 03, para discutir as ações políticas que tomarão após a divulgação de suposta delação premiada do senador Delcídio Amaral (PT-SP) pela revista IstoÉ, afirmou o líder da oposição na Câmara, deputado Miguel Haddad (PSDB-SP). Na colaboração, o petista teria citado a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula.

Para Haddad, a delação premiada de Delcídio é "nitroglicerina pura". "Não é um auxiliar qualquer. É um ex-líder do governo com acesso direto ao gabinete da presidente Dilma Rousseff", afirmou. Na avaliação do líder da oposição na Câmara, o fato de ser Delcídio falando dá "legitimidade" às acusações contra o governo.

Delação

Segundo publicou a revista IstoÉ, Delcídio teria acusado Dilma de atuar três vezes para interferir na Operação Lava Jato por meio do Judiciário. "É indiscutível e inegável a movimentação sistemática do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da própria presidente Dilma Rousseff no sentido de promover a soltura de réus presos na operação", teria afirmado Delcídio na delação, segundo a revista.

Uma das investidas da presidente Dilma passava pela nomeação do desembargador Marcelo Navarro para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). "Tal nomeação seria relevante para o governo", pois o nomeado cuidaria dos "habeas corpus e recursos da Lava Jato no STJ", diz a reportagem.

Delcídio contou aos procuradores que a estratégia foi discutida com Dilma no Palácio da Alvorada e que sua tarefa era conversar "com o desembargador Marcelo Navarro, a fim de que ele confirmasse o compromisso de soltura de Marcelo Odebrecht e Otávio Marques de Azevedo", da Andrade Gutierrez.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos