Polícia Federal vasculha torre da Oi próxima de sítio frequentado por Lula

Atibaia - Das 13h30 às 15h15 desta sexta-feira, 4, três veículos da Polícia Federal estiveram no sítio vizinho ao sítio Santa Bárbara, onde o ex-presidente Lula passa seus dias de descanso. Ali está construída uma torre de telefone da companhia Oi, que supostamente foi instalada para favorecer os visitantes do sítio de Lula.

O delegado da PF em Curitiba Eduardo Mauat disse à reportagem que a intenção da visita neste sítio vizinho era a de buscar alguma evidência de que a torre foi construída de forma irregular. No entanto, por ora, nenhuma prova relevante foi encontrada e nenhum objeto foi levado para integrar o material de investigação da Operação Lava Jato em Curitiba.

No sítio onde está a torre, eles entrevistaram a caseira Debora Bruna dos Santos Farina e sua irmã, Marcia Farina, responsável pelo terreno. O dono do terreno é um homem conhecido como Fernando, que, segundo Debora, "mora em São Paulo e aparece apenas três ou quatro vezes por ano, só para vistorias no sítio".

As duas disseram à reportagem que desconhecem as atividades de Fernando, que ele é um homem "fechado", que não compartilha nada da sua vida com pessoas fora do seu círculo de amizades. Ele tem 60 anos, e não aparece no sítio "há vários meses". O delegado afirmou, ainda, que, mais cedo, foram apreendidos "muitos documentos e objetos no sítio de Lula", sem especificar quais, e que esse material fará parte do inquérito da Lava Jato.

Ele afirmou que o mandado de condução coercitiva do sítio em Atibaia não foi necessário, porque a pessoa que seria levada dessa maneira, o caseiro conhecido como "Maradona", colaborou com a polícia. Ele está na sede da PF em São Paulo para prestar depoimento.

O delegado disse, ainda, que o motivo para a PF ter ido ao sítio da torre é a curiosa posição onde ela foi instalada: em uma região baixa, que não oferece cobertura de celular para além das imediações.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos