Para oposição, pedido de prisão de Lula atrairá mais pessoas para manifestações

Em Brasília

Líderes de partidos da oposição na Câmara avaliaram nesta quinta-feira (10) que o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva feito pelo Ministério Público de São Paulo deve ajudar a atrair mais pessoas para as manifestações pró-impeachment marcadas para o próximo domingo (13). Para opositores, se o MP fez o pedido é porque deve ter encontrado indícios graves contra Lula.

"Acompanhei parte das explicações do MP durante a coletiva, e o que você percebe é que foi um trabalho muito bem elaborado, robusto e consistente. Numa primeira avaliação, as explicações da coletiva foram convincentes", afirmou o líder da Minoria, deputado Miguel Haddad (PSDB-SP). Na avaliação do tucano, apesar de ainda depender de aprovação da Justiça, só o pedido deve atrair mais pessoas para as ruas.

Para o líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino (AM), o pedido do MP mostra que a crise está em "escalada progressiva" e que o governo está próximo do fim. "O governo do PT está chegando ao seu final. E essas coisas todas só vêm a agravar", disse. Na avaliação do deputado, os procuradores devem ter encontrado evidências fortes para fazer o pedido. "As manifestações de domingo devem ser históricas", disse.

O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), vai na mesma linha. Para o parlamentar, só o pedido em si já elevará a temperatura política, o que contribuirá para atrair mais pessoas para as manifestações de rua de domingo. "Se o MP está pedindo, é porque tem razões para isso. E razões não faltam diante de tantas denúncias", afirmou o parlamentar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos