Topo

Rio Tietê baixa e deixa toneladas de lixo em Salto, no interior de SP

Lixo se acumulou em pontos turísticos de Salto, no interior de São Paulo - Divulgação
Lixo se acumulou em pontos turísticos de Salto, no interior de São Paulo Imagem: Divulgação

Em Sorocaba (SP)

14/03/2016 10h59

As águas do rio Tietê baixaram, mas deixaram grande quantidade de lixo acumulada em pontos turísticos de Salto, no interior de São Paulo. Equipes da prefeitura iniciaram nesta segunda-feira (14) a remoção de toneladas de garrafas PET, plásticos, pedaços de isopor, latas e restos de madeira que o rio carregou para a cidade, depois das inundações registradas na capital e em municípios da Grande São Paulo, na sexta-feira (11).

O material se acumula no parque das Lavras e na praça da Concha Acústica, onde ficam monumentos históricos, como o Memorial do Rio Tietê e a Ponte Pênsil. O lixo ficou depositado também nas pedras do entorno da cachoeira, principal atração turística da cidade, que ficaram encobertas pelas águas.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, no local a limpeza ainda não é possível pois o rio continua alto, cerca de 3,5 metros acima do nível normal. A prefeitura terá de refazer o muro da Ilha dos Amores, derrubado pelas águas.

As 30 famílias que deixaram as casas alagadas na área ribeirinha voltaram para os imóveis e enfrentam a limpeza do lodo e sujeira, com ajuda do município.

Alagamento

Mesmo sem chover há três dias, as águas do rio Tietê subiram e alagaram ruas e casas em Tietê, também no interior de São Paulo, entre a noite de domingo (13) e a manhã desta segunda-feira (14). Na avenida Fernando Costa, conhecida como Beira-Rio, pelo menos 20 casas ficaram alagadas e três famílias foram retiradas dos imóveis pela prefeitura. A enchente é consequência das chuvas torrenciais que atingiram a Grande São Paulo na sexta-feira.

De acordo com a prefeitura, a situação foi agravada pela abertura das comportas das hidrelétricas existentes no rio em Pirapora do Bom Jesus e Salto, para dar vazão ao excesso de água.