Temer está em São Paulo e 'evita' encontro com Lula

Brasília - O vice-presidente da República, Michel Temer, está em São Paulo, ainda sem previsão de retorno a Brasília, e com isso "evita" encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está na capital federal na tentativa de exercer uma espécie de articulação informal do governo Dilma Rousseff, enquanto segue o imbróglio jurídico em torno de sua posse para a Casa Civil.

Segundo fontes, Lula teria solicitado um café da manhã nesta terça-feira, 22, com Temer. A tentativa do governo de reaproximação com o vice visa a evitar o desembarque iminente do PMDB da base aliada.

Ainda não há definição da agenda de Lula nesta terça-feira em Brasília, mas o objetivo é que ele continue tendo encontros com políticos para fazer um diagnóstico da situação atual. Mais cedo, o hotel em que o ex-presidente está hospedado foi palco de diligência da Polícia Federal, que deflagrou a 26ª fase da Operação Lava Jato. Apesar de o ex-presidente estar no local, a PF informou que ele não é alvo dessa nova fase da operação, batizada de Xepa.

Impasse

O impasse em torno da posse de Lula para Casa Civil deve mesmo ser resolvido apenas na semana que vem. Nesta madrugada, o ministro Luiz Fux do Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido do governo para anular a decisão do ministro Gilmar Mendes que suspendeu a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ministério.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos