Zulmair Rocha/UOL

Chuvas

Temperatura em SP cai 7ºC em 24 horas e madrugada deve ser a mais fria do ano

Em São Paulo

  • Dario Oliveira/Código 19/Estadão Conteúdo

    Pedestres enfrentam chuva leve na região do bairro do Tucuruvi, na zona norte de SP

    Pedestres enfrentam chuva leve na região do bairro do Tucuruvi, na zona norte de SP

A frente fria que chegou à cidade de São Paulo e à região metropolitana nesta quarta-feira (27), causando chuva e rajadas de vento, fez a temperatura despencar 7°C em 24 horas. Às 11 horas desta quarta, os termômetros marcaram 18ºC na capital. No mesmo horário da terça-feira, havia chegado a 25ºC, segundo informações da Climatempo.

A tendência é de que a temperatura caia ainda mais nas próximas horas, podendo atingir 15º C à noite. Já a madrugada desta quinta-feira (28) deve bater o recorde de menor temperatura do ano, com previsão de 13ºC.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura este ano na cidade de São Paulo foi registrada nos dias 17 e 22 de janeiro: 15,7°C.

Já o dia com menor temperatura máxima se deu na tarde do dia 1º de março, com 19,7ºC. O meteorologista da Climatempo César Soares alerta que o recorde deve ser duplo nesta quinta-feira. Isso porque a previsão de menor temperatura máxima da quinta é de 19ºC.

"Nesta terça, como tivemos entrada da frente fria, teve um contraste de massa de ar. Havia uma massa de ar quente predominando e esse choque das duas massas fez com que tenhamos ventos mais fortes", explica Soares.

Por volta das 2h desta quarta, o Mirante de Santana, na zona norte da capital, registrou rajadas de vento a 66 km/h, segundo informações do Inmet.

Após o choque de massas, a velocidade dos ventos deve se manter moderada nos próximos dias, disse o meteorologista. "Agora a tendência é mais para garoa, chuva fraca e chuvisco. Não tem condições para temporais. Mesmo no final de semana, a previsão é de chuva em forma de pancada, mas isso deve acontecer de forma mais isolada", afirma.

Neste final de semana, a máxima prevista é de 25ºC e a mínima, de 13ºC. Segundo Soares, as próximas semanas devem continuar com baixas temperaturas, com tendência de entrada de outras frentes frias que podem voltar a trazer massa de ar polar como ocorre nesta quarta.

Com a queda brusca de temperatura nas últimas 24 horas, a podóloga Vanessa da Silva, 40, foi pega de surpresa e tirou do guarda-roupa um dos poucos casacos sem cheiro de guardado para usar nesta quarta. "Não tive tempo ainda de colocar os outros para tomarem um ar", disse ela, que prefere o calor ao frio.

Temperatura cai em todo o Centro-Sul

  •  

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos