Topo

Para Defesa, vice avalia deputado Raul Jungmann

Raul Jungmann (PPS-PE) é um dos nomes  mais cotados para assumir o Ministério da Defesa em um eventual governo Michel Temer (PDMB). Ele já foi ministro da Reforma Agrária e presidente do Ibama durante os governos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) -
Raul Jungmann (PPS-PE) é um dos nomes mais cotados para assumir o Ministério da Defesa em um eventual governo Michel Temer (PDMB). Ele já foi ministro da Reforma Agrária e presidente do Ibama durante os governos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB)

30/04/2016 10h55

O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) é o nome praticamente definido para o Ministério da Defesa no futuro governo Michel Temer caso o Senado acate o pedido de impeachment e a presidente Dilma Rousseff seja afastada em meados de maio. As chances do parlamentar se consolidaram principalmente depois que o senador Cristovam Buarque (DF), também do PPS e pernambucano, descartou publicamente a ida para o Ministério da Cultura em entrevista à Rádio Estadão. Sem Buarque, Jungmann passou a ser o único nome do partido no páreo para ocupar o primeiro escalão do novo governo.

Ex-ministro da Reforma Agrária e ex- presidente do Ibama no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Jungmann estudou e acompanhou de perto assuntos ligados à Defesa, tanto no Congresso Nacional quanto em contato direto com o ex-ministro da área nos governos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma (PT), seu amigo Nelson Jobim (PMDB), responsável por ter implementado o ministério na prática.

Jobim era o preferido por Temer para voltar à pasta da Defesa, mas preferiu ficar fora do novo governo, alegando, por exemplo, que sua atuação como advogado-consultor de empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato poderia dar munição a adversários do vice e dele próprio.

Ouvido, o ex-ministro acertou que dará apoio ao governo como membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o "Conselhão", e apoiou o nome de Jungmann "com entusiasmo", segundo articuladores políticos.

A intenção de Temer é manter os atuais comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, que vêm sendo consultados informalmente sobre os nomes cotados para a Defesa, inclusive o de Jungmann. Eles têm o compromisso de não se meterem em questões políticas, nem assumir qualquer lado.

Na quinta-feira, Temer se reuniu com o senador Cristovam Buarque e com o deputado Roberto Freire (PPS-SP), presidente nacional do PPS. O senador, que foi ministro da Educação de Lula, era cotado para a pasta da Cultura. "Não farei parte do governo Temer. Se for chamado, direi não", afirmou o parlamentar à Rádio Estadão, ontem (29).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.