Papa Francisco recebe imã Ahmed el-Tayeb no Vaticano em reunião histórica

Cidade do Vaticano - O papa Francisco recebeu hoje no Vaticano o grande imã Ahmed el-Tayeb, da Mesquita de al-Azhar, sinalizando o fim de uma suspensão de laços entre católicos e muçulmanos. A reunião acontece cinco anos depois de al-Azhar congelar os diálogos com o Vaticano em protesto a comentários do então papa Bento XVI.

Enquanto o xeque Ahmed el-Tayeb chegava para a reunião no Palácio Apostólico, o papa disse que só o fato deles estarem se encontrando já era significativo. "O encontro é a mensagem", disse Francisco ao imã.

Os dois líderes conversaram a sós durante 25 minutos na biblioteca particular do papa e se despediram com um abraço. Depois, el-Tayeb e sua delegação falaram com o cardeal responsável pelo diálogo inter-religioso.

Depois da reunião, el-Tayeb vai a Paris para abrir uma conferência Islâmico-católica sobre relações entre Ocidente e Oriente.

No dia 1º de janeiro de 2011, Bento XVI havia exigido mais proteção aos cristãos que vivem no Egito depois que uma bomba atingiu a Igreja Copta Cristã em Alexandria, matando 21 pessoas.

Desde então, ataques islâmicos a cristãos na região só aumentaram, mas o Vaticano e Al-Azhar retomaram conversas mesmo assim, com uma delegação do Vaticano visitando o Cairo em Fevereiro. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos