Topo

Investigação de Aécio terá curso normal se Janot optar por sua continuidade, diz Gilmar Mendes

O ministro Gilmar Mendes (à dir.) analisa o caso de Aécio (centro) no STF - Bruno Lisita - 31.mar.2016/Folhapress
O ministro Gilmar Mendes (à dir.) analisa o caso de Aécio (centro) no STF Imagem: Bruno Lisita - 31.mar.2016/Folhapress

Em São Paulo

25/05/2016 14h50

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou que, caso o procurador-geral na República, Rodrigo Janot, entenda que a investigação contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) deva continuar, "o caso terá o seu curso normal".

Em entrevista à Rádio Estadão na tarde desta quarta-feira (25), o ministro explicou que mandou o pedido de abertura de inquérito de volta à Procuradoria Geral da República (PGR) porque a defesa do senador apresentou novos documentos relacionados ao esquema do mensalão mineiro e à CPI dos Correios.

Este foi o segundo pedido de abertura de inquérito contra o senador tucano enviado de volta à PGR.

Delações

Apesar de não querer comentar sobre a conversa vazada entre o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e o presidente do Senado, Renan Calheiros, em que é defendida uma mudança na legislação da delação premiada, Gilmar Mendes disse que uma alteração para aprimoramentos "é possível".

"Os problemas são as declarações de ouvi dizer, quando não traz prova alguma. Isso é certamente frágil na investigação. Há outros cuidados que temos que evitar. Mas temos que reconhecer que o modelo tem sido exitoso", declarou Gilmar.