Vendaval derruba linhas de transmissão de energia em Campinas

Rio - Cinco torres de transmissão foram derrubadas por intenso vendaval ocorrido em Campinas, na madrugada deste domingo. Por causa do acidente, três linhas de transmissão da rede básica foram desligadas automaticamente - Santo Ângelo/Replan, Santo Ângelo/Mogi Mirim, Campinas/Itatiba. Uma quarta linha (Campinas/Guarulhos) precisou ser desligada por causa da queda de cabos sobre ela. As informações são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Na quarta-feira, um forte temporal no Estado de São Paulo já havia provocado a queda de 13 torres de transmissão nas regiões de Ilha Solteira, Bauru, Araraquara e Campinas. Os reparos nessas torres ainda não foram concluídos, o que só está previsto para ocorrer na próxima terça-feira.

Houve desligamentos localizados no sistema de distribuição da CPFL, mas o fornecimento de energia para a população não foi interrompido, informou o ONS. "Considerando que este evento aconteceu no fim de semana, quando a demanda de energia elétrica é inferior a de um dia normal de trabalho, o ONS está hoje estudando quais medidas operativas adicionais serão necessárias a partir de segunda-feira, 6, de forma a garantir as condições de segurança e confiabilidade no suprimento da região de Campinas e da cidade de São Paulo, até que sejam restabelecidos os equipamentos afetados", informou o operador em nota. As medidas serão informadas ainda neste domingo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos