Topo

Após 15 anos, ararinha-azul é vista solta

Reprodução/Patrick Pleul/Zentralbild
Imagem: Reprodução/Patrick Pleul/Zentralbild

Em São Paulo

25/06/2016 08h22

Uma ararinha-azul foi avistada na natureza pela primeira vez em mais de 15 anos. A espécie, endêmica da Caatinga, não era vista desde 2000, quando o último indivíduo conhecido desapareceu (possivelmente capturado ou morto).

Moradores de Curaçá, na Bahia, avistaram a ave. Uma mulher conseguiu até fazer um vídeo da ararinha. As imagens não deixam dúvidas sobre a identidade da espécie, segundo o especialista Pedro Develey, diretor da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil).

A ararinha tem um grito bastante característico, que pode ser ouvido claramente no vídeo. Pelo menos seis pessoas teriam visto a ave em diferentes momentos.

Develey acredita que seja uma ave de cativeiro, não registrada, que foi solta pelo dono - talvez para evitar ser flagrado com ela, o que configuraria crime ambiental.

A última vez que ela foi vista foi no dia 18. Na próxima semana, uma expedição liderada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se juntará aos esforços dos moradores, na tentativa de localizar a ave e conseguir mais informações.