'Meme' do Twitter de Trump é compartilhado em página de supremacistas brancos

Uma imagem publicada no Twitter do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, foi compartilhada na página de um grupo de supremacistas brancos. A montagem mostra a rival democrata do empresário, Hillary Clinton, e uma estrela de seis pontas sobre uma pilha de dinheiro.

O chamado "meme" foi posteriormente excluído da conta de Trump e republicado, neste sábado, com um círculo substituindo a estrela que se assemelhava à Estela de Davi - símbolo judaico. A mudança veio na sequência de uma reação sonora das redes sociais sobre as implicações potencialmente antissemitas do tweet.

A primeira aparição da imagem na internet foi em 15 de junho, quando a montagem foi postada pelo usuário (at)FishBoneHead1, do Twitter, que se descreve como comediante e geralmente publica memes anti-Clinton.

A imagem também foi publicada no portal "/pol/" - um quadro de mensagens neonazista que divulga posts antissemitas.

Não se sabe como a campanha de Trump obteve a montagem. Nenhum porta-voz do magnata respondeu às perguntas sobre a publicação original da imagem ou sobre quem foi o responsável pela publicação na página da campanha.

Trump tem reiterado que permanece um defensor ferrenho de Israel. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos