Renan diz que Senado vota em agosto autonomia do BC e terceirização

Num balanço das atividades do Senado no primeiro semestre, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou há pouco que no retorno das atividades legislativas os senadores vão apreciar os projetos que tratam da autonomia formal para a escolha dos diretores do Banco Central (BC), que regulamenta a terceirização no País e o que atualizam os códigos penal e aeronáutico brasileiros.

Em seu pronunciamento, Renan fez questão de citar nominalmente 70 matérias que ele considerou de principais das 138 votadas pelo Senado no primeiro semestre. "O Senado tem sido o esteio de temperança, sobriedade e estabilidade no momento atual da nossa República", disse Renan. "Essas votações foram feitas, nós não podemos esquecer, em meio a uma severa crise econômica e política, mas, ao contrário do que se poderia imaginar, não paralisou o Senado Federal", completou.

Recuperação - O presidente do Senado destacou em sua fala que é dessa forma que a Casa Legislativa contribui para a estabilização econômica, política e social do País. E fez um afago, ainda que sem citá-lo nominalmente, ao presidente em exercício, Michel Temer, que ontem completou dois meses na gestão interina. Segundo Renan, o Brasil já apresenta sinais de recuperação com a expectativa de crescimento do Produto Interino Bruto (PIB) em 2017 da ordem de 2017. Ele ressaltou que o Senado contribuiu para essa recuperação.

Impeachment - O peemedebista disse que a previsão do julgamento do impeachment de Dilma dure de quatro a cinco dias. Ele afirmou acreditar que a sessão deve começar a partir do dia 25 de agosto, se houver a sentença de pronuncia contra a presidente afastada. (Ricardo Brito - ricardo.brito@estadao.com)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos