Topo

Erundina: queremos fortalecer papel das cidades junto ao governo federal

24/07/2016 12h52

São Paulo - A candidata à prefeitura de São Paulo pelo Psol, deputada Luiza Erundina, afirmou que, caso eleita, irá trabalhar para fortalecer o papel das cidades junto ao governo federal e para fortalecer o papel de protagonismo da cidade em relação resto do País.

"Quando fui prefeita, articulei, com outros prefeitos de outras capitais, a criação da Frente Nacional de Prefeitos, que ainda existe", disse Erundina, em conversa com jornalistas antes do início da convenção do Psol para definição da chapa que concorrerá à prefeitura, que acontece hoje em São Paulo. "Vamos continuar usando essa frente como um instrumento político para a defesa dos municípios".

A deputada ressaltou que o governo federal tem falado com os governadores em relação à renegociação de dívida dos Estados, e que também quer estabelecer uma linha de diálogo direta com o poder federal. "São Paulo não vai pedir de pires na mão a nenhum governo, vai exigir aquilo que contribui para a geração de riqueza do País".

Problemas locais

Sobre a questão da universalização do transporte público em São Paulo, pauta constantemente tratada pelo Movimento Passe Livre, Erundina ponderou que a proposta tem sido experimentada em outros municípios e que um eventual governo Psol irá retomar a proposta e discuti-la com a população.

"A participação popular será a principal força do nosso governo para conseguirmos viabilizar soluções práticas para os problemas", disse. "O cidadão vai ter interesse em discutir os problemas locais, de cada região, bairro e comunidade".