Topo

Protesto pelo impeachment no Rio mira presença estrangeira pela olimpíada

Manifestantes pró-impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff realizam protesto na orla de Copacabana, zona sul do Rio  - Marcos Arcoverde/ Estadão Conteúdo
Manifestantes pró-impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff realizam protesto na orla de Copacabana, zona sul do Rio Imagem: Marcos Arcoverde/ Estadão Conteúdo

31/07/2016 11h53

Cerca de 200 pessoas estão concentradas na praia de Copacabana, no Rio, na manhã deste domingo (31) para um protesto a favor do impeachment da presidente já afastada, Dilma Rousseff. Os organizadores querem aproveitar a presença de jornalistas estrangeiros na cidade por conta da Olimpíada, que começa na próxima sexta-feira, e também de turistas.

"Os olhos do mundo estão no Rio. Estamos aproveitando esse momento especial. Acho que os estrangeiros estão informados do que está acontecendo. Queremos chamar a atenção das Nações Unidas", disse Adriana Balthazar, do movimento Vem Pra Rua.

A manifestação será no posto 5, na altura da Rua Miguel Lemos, sem caminhada pela praia. O clima em Copacabana, onde ficam três instalações olímpicas - a Arena do Vôlei de Praia, o Centro de Transmissão de TVs estrangeiras e a megastore com produtos licenciados - é festivo, por causa da proximidade dos jogos, e os turistas olham com curiosidade a movimentação dos manifestantes.

As reivindicações são, além do "impeachment definitivo", a "prisão de todos os políticos corruptos" e o fim do foro privilegiado para políticos. Eles também manifestam apoio irrestrito à Operação Lava Jato.

O Vem Pra Rua não acredita que o resultado da perícia do Senado que concluiu que não houve crime de responsabilidade vá alterar a tendência dos senadores de votar pelo impeachment. "Não há mais clima para ela voltar", disse Adriana Balthazar. A votação está marcada para o fim de agosto.