Terremoto de magnitude 6,8 atinge região central de Mianmar

Yangon - Um forte terremoto de magnitude preliminar 6,8 sacudiu a região central de Mianmar nesta quarta-feira, de acordo com as autoridades. Ainda não há informações de mortos ou feridos.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o terremoto ocorreu na tarde de hoje (no horário local) e que seu epicentro foi a 25 quilômetros de Chauk, uma região a oeste da antiga capital de Bagan.

O serviço geológico informou ainda que o tremor foi localizado relativamente muito abaixo da superfície da Terra, a uma profundidade de cerca de 84 quilômetros. Terremotos profundos geralmente causam menos danos à superfície.

Segundo Myo Thant, o secretário-geral do Comitê para Terremotos de Mianmar, outras áreas do país aparentemente não foram tão afetadas e não há registros de mortes. Apesar disso, um registro de morte foi relatado pelo policial Htay Win em Pakokku, cidade a 70 quilômetros do epicentro.

O tremor também foi sentido a centenas de quilômetros de distância na capital da Tailândia, Bangcoc, e em cidades da Índia.

Ao menos 94 pagodas foram danificadas, segundo o ministério de Assuntos Religiosos e Culturais. Bagan tem mais de 2,2 mil estruturas que datam do século X ao XIV. Muitos estão danificados, ao passo que outros foram restauradas nos últimos anos, com a ajuda da Unesco. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos