Vice de Janot aparece em vídeo de manifestação contra o impeachment
Um vídeo que circula na internet mostra que a vice de Rodrigo Janot na Procuradoria-Geral da República, Ela Wiecko, participou de um protesto contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.
A manifestação aconteceu em junho deste ano, em Portugal. Na gravação, Ela Wiecko aparece de óculos escuros segurando uma faixa onde se lê "Fora Temer", o famoso bordão contra o presidente em exercício Michel Temer.
A vice-procuradora-geral confirmou que participou da manifestação, mas disse que não iria comentar o assunto. "Foi em junho, quando eu estava de férias", limitou-se a dizer.
Ela foi indicada por Janot para assumir a vice-procuradoria-geral em 2013 e é responsável por conduzir as investigações da "Operação Acrônimo", que tem entre os alvos o governador de Minas Fernando Pimentel, do PT.
No vídeo, o professor da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos, diz que a comunidade internacional não vai aceitar o impeachment. "Somos contra o golpe, a favor da democracia no Brasil, e tudo faremos internacionalmente para mostrar que esse golpe é realmente um golpe que visou com que os golpistas tentassem parar a luta contra a corrupção que estava a ser iniciada no Brasil", diz.
No início do mês, o marido de Ela, Manoel Volkmer de Castilho, foi exonerado do gabinete do ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal), após assinar um manifesto em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Teori é o relator da Operação Lava Jato, da qual o petista é alvo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.