Topo

Presidente da OAB critica 'espetáculo' em apresentação do MPF sobre Lula

Presidente Nacional da OAB, Cláudio Lamachia - Charles Sholl/Futura Press/Estadão Conteúdo
Presidente Nacional da OAB, Cláudio Lamachia Imagem: Charles Sholl/Futura Press/Estadão Conteúdo

Em São Paulo

15/09/2016 18h37

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Claudio Lamachia, criticou nessa quinta-feira (15) a forma como o Ministério Público Federal apresentou ontem a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a mulher dele, Marisa Letícia, e mais seis pessoas no âmbito da Operação Lava Jato.

"O processo é formal e guarda ritos. Não pode ser objeto de um espetáculo. Isso me preocupa. É preciso aprimorar esse procedimento", disse o advogado em entrevista à Rádio Estadão.

Em uma apresentação pública feita ontem, o procurador Deltan Dallagnol apresentou Lula como o "comandante máximo do esquema de corrupção identificado na Lava Jato". Para comprovar sua tese, ele fez uma apresentação controversa de power point que virou piada nas redes sociais.

Segundo Lamachia, "há um prejuízo" para quem está sendo acusado quando a apresentação do processo não é conduzida de maneira formal. "Me preocupo quando temos algumas manifestações que tomam um contexto muito fora do que nós, advogados, estamos acostumados no processo judicial".