Topo

Ibope mostra que briga pelo segundo turno em SP está aberta

28/09/2016 19h29

São Paulo - A quatro dias da votação, o tucano João Doria tem 28% das intenções de voto na pesquisa Ibope/Estado/TV Globo. Ele parou de subir, mas praticamente assegurou sua vaga no segundo turno da eleição paulistana. Celso Russomanno (PRB) aparece a seguir, mas manteve a tendência de queda, ao oscilar de 24% para 22% das preferências. Desde agosto, ele já perdeu 11 pontos, ou um terço de seu eleitorado inicial.

Na terceira colocação, um empate técnico. Marta Suplicy (PMDB) interrompeu a queda registrada no levantamento anterior e oscilou de 15% para 16%. Já Fernando Haddad (PT), candidato à reeleição, manteve a tendência de ascensão, passando de 12% para 13%. A margem de erro do levantamento é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Na série de quatro pesquisas feitas pelo Ibope desde o final de agosto, esta é a primeira em que o candidato do PSDB não ganha pontos. Ele começou com 9% e avançou para 17% em 14 de setembro e para 28% na última segunda-feira. Agora, estabilizou.

Russomanno fez a trajetória oposta: começou com 33% das preferências e, desde então, perdeu pontos em todas as pesquisas. Considerando o limite da margem de erro de três pontos, ele e Marta Suplicy podem até estar empatados em 19%, mas as probabilidades são muito baixas.

Em um eventual segundo turno entre os candidatos do PSDB e do PRB, Doria venceria por 41% a 36%. Se a disputa fosse com Marta, o tucano teria onze pontos de vantagem: 44% a 33%. Contra Haddad, Doria venceria por 52% a 27%.

Desde a pesquisa anterior do Ibope. na segunda-feira, Luiza Erundina (PSOL) oscilou de 5% para 6%. Major Olímpio (SD), João Bico (PSDC), Levy Fidélix (PRTB) e Ricardo Young (Rede) têm 1% cada. Henrique Áreas (PCO) e Altino (PSTU) não pontuaram. Eleitores que pretendem anular ou votar em branco seguem caindo, agora de 10% para 9%. Além disso, 3% não responderam.

A quarta rodada da pesquisa Ibope/Estado/TV Globo foi realizada entre os dias 25 e 28 de setembro, com 1.204 entrevistas face a face em todas as regiões da cidade. O nível de confiança é de 95%. Está registrada no TRE com o protocolo SP-03836/2016. Foi contratada por Globo Comunicação e Participações S/A e S/A O Estado de S.Paulo.