Renan diz a governadores que levará pauta anticrise a líderes e ao Planalto

Brasília - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou em reunião com governadores da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste que levará uma pauta de votação de propostas a fim de combater a crise fiscal desses Estados para os líderes partidários da Casa e para o Palácio do Planalto. Renan recebeu nesta terça-feira, 4, em seu gabinete a visita dos governadores do Acre, Tião Viana (PT), do Piauí, Wellington Dias (PT), de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB) e do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB).

No encontro, os governadores pediram apoio de Renan para aprovar com mudanças o projeto de renegociação da dívida dos Estados com a União - a crítica dos representantes dessas três regiões brasileiros é que a matéria, que está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, privilegia principalmente Estados e municípios da região Sudeste.

Também querem que a verba do projeto que altera a lei de repatriação de recursos de brasileiros no exterior seja direcionada em parte para os Estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Defenderam ainda, entre outras mudanças, o aumento do porcentual do Fundo de Participação dos Estados - uma transferência constitucional feita pelo governo federal que atualmente está em 21,5%.

"Estamos buscando alternativas que possam buscar um apoio financeiro aos Estados", disse Rollemberg, em entrevista na saída do encontro. "Praticamente todos os Estados estão com muita dificuldade para o pagamento da folha salarial em dia, com consequências graves nos Estados e estamos buscando o apoio do Senado para amenizar essa situação", completou.

Segundo o governador do DF, Renan disse que vai conversar com líderes e com o Planalto a fim de tentar encontrar uma solução para essas dificuldades.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos