Topo

Na reta final das eleições, candidatos no Rio disputam artistas em campanha

Chico Barque e Angela Bismarchi, apoiadores, respectivamente, de Marcelo Freixo (PSOL) e Marcelo Crivella (PRB) no Rio - Montagem/UOL
Chico Barque e Angela Bismarchi, apoiadores, respectivamente, de Marcelo Freixo (PSOL) e Marcelo Crivella (PRB) no Rio Imagem: Montagem/UOL

No Rio

26/10/2016 10h58

Além da troca de acusações, os candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro travam ainda uma batalha por apoio de famosos.

De um lado, Marcelo Freixo (PSOL) atraiu nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso e Fernanda Abreu, que chegaram a gravar o jingle do candidato. Já a campanha de Marcelo Crivella (PRB) recrutou artistas do elenco da Record, ligada à Igreja Universal, para um vídeo em apoio ao bispo licenciado que circula na internet.
 
"Vocês devem nos conhecer. Alguns mais, outros menos. Mas não importa", começa o autor de novelas da Record Tiago Santiago. "Mas isso realmente não importa", completa a atriz Marcela Barrozo, a Betânia da novela bíblica Dez Mandamentos. Em seguida, aparecem artistas como Ítala Nandi, Paulo Cesar Rocha, o Paulo Cintura, Mario Gomes, e a ex-modelo Angela Bismarchi, entre outros nomes da emissora.
 
"Estamos aqui não como atores, artistas, músicos", diz ítala Nandi. "Mas como pessoas que amam o Rio." No clipe, o famoso brado de Paulo Cintura ("issaaaaaa") é substituído pelo grito "Crivella", a única fala dele. O vídeo apresenta Crivella como o mais preparado para governar o Rio. "Ele fala bem, mas escuta você melhor ainda."
 
As campanhas disputaram o elenco do filme Tropa de Elite. De um lado, Wagner Moura, o capitão Nascimento, é o dublador oficial das inserções de Freixo. Do outro, Sandro Rocha, que interpretou no filme o miliciano Rocha, ator de novelas da Record e pregador evangélico, pede ao eleitor "que pense agora no Rio: Crivella". 
sandro wagner - Montagem/UOL - Montagem/UOL
Os atores Sandro Rocha (à esq.) e Wagner Moura, ambos do filme "Tropa de Elite", se dividem nos apoios a candidatos no Rio
Imagem: Montagem/UOL
 
As campanhas recebem ainda contribuições espontâneas. O ator Carlos Vereza gravou vídeo em que afirma que "o PSOL é o puxadinho do PT". "É importante, neste segundo turno, que as pessoas pensem na possibilidade da volta da organização criminosa rearticulada (o PT) ou votar (no Crivella)".
 
Também filmou apoio ao senador o cantor Belo, a atriz Lady Francisco, o ex-Casseta e Planeta Marcelo Madureira, o produtor de cinema Luiz Carlos Barreto são outros que estão com Crivella.
 
Freixo recebeu apoios em vídeo dos atores Gregório Duvivier e Leandra Leal. Os cantores Zélia Duncan e Paulinho da Viola e a apresentadora Bela Gil declararam apoio nas redes sociais. 
 
Já artistas como Vladimir Brichta, Mateus Solano, Eliane Giardini, Olívia Byington e Marcelo Jeneci estão entre os doadores de campanha de Freixo. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".