Aécio grava vídeo para candidato em Belo Horizonte

Belo Horizonte - O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, gravou vídeo para a propaganda eleitoral do candidato do partido à prefeitura de Belo Horizonte, João Leite, em reação, conforme o próprio parlamentar, "à tentativa dos adversários de desconstruir tudo aquilo que foi feito em Belo Horizonte e em Minas ao longo de mais de 10 anos". Tucanos e aliados governaram o Estado por 12 anos, a partir de 2003, quando Aécio foi eleito governador. O senador é esperado em Belo Horizonte no segundo turno para ajudar João Leite, que venceu o primeiro turno da disputa.

As pesquisas, no entanto, apontam agora liderança do empresário Alexandre Kalil (PHS), que ficou em segundo lugar no primeiro turno. Aécio, porém, assim como na etapa inicial de votação, ainda não participou de atos de campanha de João Leite. A votação de segundo turno acontece no domingo, 30. Questionado no dia 2 de outubro, quando esteve na cidade para votar em primeiro turno, o senador respondeu que não apareceu porque não era candidato.

Por sua vez, a irmã de Aécio, braço direito do parlamentar sobretudo em campanhas eleitorais, está na cidade há quase 15 dias, trabalhando no comitê de João Leite. "Eu não pretendia usar esse espaço da campanha eleitoral nessa última semana. Eu sempre defendi que esse espaço deveria ser utilizado para que os candidatos pudessem apresentar suas ideias e contar a sua própria história. Mas a tentativa dos nossos adversários de desconstruir tudo aquilo que foi feito em Belo Horizonte e em Minas ao longo de mais de 10 anos por tantas pessoas de bem, me obriga a estar aqui hoje", diz o tucano, no vídeo. Conforme o tucano, seus adversários fizeram campanha "contra a política. Com isso, fizeram a defesa da má política", afirma o senador, no vídeo.

A linha adotada por Kalil na disputa é de negar o que chama de "a velha política". Na propaganda eleitoral é explorada a frase "Fora PT, Fora PSDB. Agora é hora de Kalil". Tanto Aécio como o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), não participaram ativamente da campanha pela prefeitura de Belo Horizonte. Pimentel não esteve em atos de campanha de Reginaldo Lopes, candidato do PT na disputa, que terminou o primeiro turno em quarto lugar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos