Pesquisa mostra candidato do PRB na frente

Rio de Janeiro - Eleitores pobres, evangélicos pentecostais e mais velhos têm ajudado o candidato do PRB à prefeitura do Rio, Marcelo Crivella, a se manter à frente de Marcelo Freixo (PSOL), segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira, 27. Crivella oscilou para baixo, dentro da margem de erro, e obteve 46% das intenções de voto, ante 48% da pesquisa anterior. Já Freixo foi de 25% para 27%. Votos brancos e nulos somaram 19% e 8% não souberam responder.

A pesquisa mostra que Crivella, que é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, tem ampla vantagem sobre Freixo no eleitorado evangélico pentecostal (91% a 9%). Ele também surpreende conquistando a maioria dos eleitores que se declararam sem religião (56% a 44%). Também racha, com pequena vantagem, o eleitorado católico do Rio. Tem 51% da intenções de voto, com 49% para Freixo.

Escolaridade. Entre eleitores que têm até o ensino fundamental completo, Crivella tem ampla liderança (77% a 23%). Freixo tem maioria entre quem tem ensino superior (52% a 48%).

Na divisão por faixa etária, Crivella lidera entre eleitores com idades de 35 a 44 anos (72% a 28%), de 45 a 59 e mais de 60 anos (nas duas faixas, 67% a 33%). O candidato do PSOL ganha do concorrente entre eleitores de 16 a 24. Crivella vence entre os que ganham até dois salários mínimos (74% a 26%).

O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. Seu nível de confiança é de 95%, com margem de erro de três pontos para mais ou para menos. Foram entrevistados 1.280 eleitores em 25 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) sob o protocolo RJ-09035/2016. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos