Topo

Justiça retira perfil de candidato do PR a prefeito de Fortaleza em rede social

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

29/10/2016 17h27

Fortaleza - O candidato do PR à Prefeitura de Fortaleza, o deputado estadual Capitão Wagner, sofreu uma nova penalização da Justiça Eleitoral em sua campanha. O juiz eleitoral José Krentel Ferreira Filho determinou na noite de sexta-feira (28), a retirada do ar do perfil do candidato no Facebook, por ter publicado vídeo difamatório contra seu adversário, o atual prefeito, Roberto Cláudio (PDT), que tenta reeleição.

Na ação, o juiz também concedeu direito de resposta em relação ao vídeo em que Wagner tenta relacionar Roberto Cláudio com uma operação da Polícia Federal. "Na realidade não há, até o momento, qualquer notícia ou indício de veracidade desse fato, o que caracteriza a irregularidade e ilegalidade da postagem, ainda mais na reta final da eleição, trazendo prejuízos irreparáveis", diz o juiz na decisão.

Na sexta-feira (28), Wagner já tinha sido impedido pela Justiça Eleitoral de apresentar seu último programa eleitoral na TV, após descumprir uma das regras na inserção que foi ao ar à tarde e que seria reexibida à noite. No dia anterior, a Justiça também mandou suspender propaganda no rádio do candidato em que ele apresentava o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) como presidente do Senado.

O peemedebista e o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) são os principais apoiadores da candidatura de Capitão Wagner em Fortaleza. Eunício é líder do PMDB no Senado e um dos nomes cotados para suceder o atual presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), a partir de fevereiro de 2017. Outros senadores do PMDB, como Garibaldi Alves (RN), também tentam se articular nos bastidores para ocupar a vaga.

De acordo com a última pesquisa de intenção de voto Datafolha/O Povo divulgada na tarde deste sábado (29), Roberto Cláudio lidera a disputa pela prefeitura de Fortaleza, com 56% dos votos válidos, 12 pontos porcentuais a frente de Capitão Wagner, que tem 44%. O resultado é o mesmo do levantamento divulgado pelo instituto em 22 de outubro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob protocolo de número CE-00052/2016.