Topo

'Homem da roça' tenta retomar a vida em Mariana após perdas pela lama

Francisco de Paula Rodrigues, ex-morador do distrito de Bento Rodrigues, que foi destruído um ano atrás com rejeitos da empresa Samarco - Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo
Francisco de Paula Rodrigues, ex-morador do distrito de Bento Rodrigues, que foi destruído um ano atrás com rejeitos da empresa Samarco Imagem: Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo

Em Mariana (MG)

31/10/2016 07h57

Francisco de Paula Felipe, 47, sabe de cor todas as etapas das reuniões e audiências ocorridas até aqui entre moradores e Samarco para a definição das obras do novo Bento Rodrigues. "Estamos esperando", diz Felipe, que em Bento trabalhava em uma fazenda de eucaliptos e, agora em Mariana, está desempregado.

Na casa ampla alugada pela empresa, ele vive com as duas filhas e a mulher, Marly, que perdeu a mãe no acidente. "Ela continua indo no psicólogo, porque sente muito a falta da mãe. Teria sido aniversário dela no mês passado, e foi muito difícil", conta.

A ausência da matriarca é acompanhada de outras coisas que faltam na vida na cidade. A antiga casa tinha frutas, verduras, temperos. "Aqui você tem muito mais gastos. Você precisa comprar tudo. Eu tive de comprar limão outro dia, você acredita? Nunca tinha comprado limão na vida. Se não tinha na minha casa, na da minha mãe sempre tinha."

Em um pequeno jardim entre o portão de ferro e a parede da nova casa cresce uma pequena horta com cebolinha e outras mudas.

Adaptação

O homem da roça se mostra, por outro lado, reconfortado com a amizade dos vizinhos. Ao se despedir da reportagem, já na porta de casa, ele para e cumprimenta vários deles. "Tem tido muito problema, discriminação, essas coisas. Mas aqui na rua me tratam bem", afirma. Felipe, no entanto, não hesita em dizer que quer, logo, uma casa que seja dele de novo, em uma vida mais perto da roça.

Uma das coisas boas que fez na cidade com o tempo livre foi aprender a dirigir. "Era um sonho, guiar um carro", conta, já sorrindo. "Agora, quem sabe, posso ser também motorista." As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".