Ribeirão Preto é o município do País com maior abstenção no 2º turno, de 27,62%

Ribeirão Preto - Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que Ribeirão Preto (SP) foi o município do País com maior abstenção entre os 57 que tiveram votação em segundo turno, no domingo, 30. Dos 435.481 eleitores aptos, 120.257 não compareceram às urnas, ou 27,62% do total. Em seguida, vieram municípios do Rio de Janeiro, como Petrópolis, a capital fluminense, São Gonçalo e Belford Roxo.

Se somados os votos brancos e nulos o total chega a 175.979 eleitores, ou 40,4% do total dos eleitores, bem acima dos 140.705 eleitores que deram ao deputado federal Duarte Nogueira (PSDB-SP) seu primeiro mandato como prefeito na cidade do interior paulista. Apesar de obter 56,94% dos votos válidos contra 43,06% do adversário Rafael Silva (PDT), Nogueira conseguiu o apoio de apenas 32,3% do eleitorado de Ribeirão Preto.

O quadro no segundo turno não é diferente no primeiro, quando a abstenção foi de 25,2% e total de votos inválidos chegou a 42%, ou 183.384 eleitores.

O município enfrenta uma das maiores crises políticas da história, com os reflexos da "Operação Sevandija" deflagrada em setembro pelo Ministério Público e pela Polícia Federal. A operação investiga desvios de mais de R$ 200 milhões dos cofres públicos, afastou nove dos 22 vereadores e ainda apura o envolvimento da prefeita atual, Dárcy Vera (PSD).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos