Candidatos ficam sem ônibus e perdem prova em Sorocaba

Sorocaba, SP - Pelo menos 30 candidatos chegaram atrasados e perderam o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (6), em Sorocaba. Muitos reclamaram do trânsito e da falta de ônibus. A candidata Cristiane Leme da Silva, de 21 anos, disse que esperou quase uma hora pelo ônibus no bairro de Aparecidinha e acabou chegando atrasada no local das provas. "Normalmente tem ônibus de 20 em 20 minutos", reclamou. Ela prestava o Enem para tentar acesso ao Programa Universidade para Todos (Prouni).

O estudante João Pedro Claro, de 18 anos, também culpou a falta de ônibus para justificar a chegada com atraso na Faculdade de Tecnologia (Fatec), um dos locais de prova. "Moro na zona norte e preciso tomar dois ônibus. Ontem (sábado) tinha ônibus à vontade, mas hoje eles desapareceram. Fiquei muito mais que o previsto esperando no ponto do bairro e no terminal."

Somente num dos quatro locais de prova - o campus da Universidade Paulista (Unip), 14 candidato chegaram atrasados e perderam a prova. A maioria culpou o trânsito. Erick de Oliveira, de 18 anos, chegou um pouco antes do portão fechar e conseguiu entrar. "Saí com bastante antecedência, mas o trânsito está horrível", reclamou. É a segunda vez que Erick faz o Enem e se não conseguir entrar em escola pública de Engenharia Civil, vai tentar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A Urbes, empresa municipal de trânsito e transporte, informou que foram programadas viagens extras, a partir das 10h30, para atender os estudantes que prestam as provas do Enem. As linhas extras partem dos terminais Santo Antônio e São Paulo com intervalos de 8 ou 9 minutos, atendendo os quatro locais de exames. O mesmo esquema foi programado para o retorno, a partir das 15h30.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos