Senadores demonstram reservas com vitória de Trump nos EUA

Brasília - Senadores demonstraram reservas com a vitória do bilionário Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos. Para o líder do governo, Aloysio Nunes (PSDB-SP), ainda é preciso saber quem é o verdadeiro Trump.

"Ele criou um personagem. Ele foi durante muito tempo um apresentador de televisão e, em torno disso, ele foi criando uma imagem que garantiu sua vitória nas eleições", disse Aloysio, que é também presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

O tucano acredita que, bem ou mal, essa característica do candidato republicano dialogou com camadas profundas da sociedade americana. "Mas é um personagem real? Ele vai levar adiante as ideias vagas que sugeriu durante a campanha como governo? Ainda é difícil se prever, é preciso aguardar as primeiras atitudes dele", afirmou o líder do governo.

O presidente do DEM, senador José Agripino (RN), disse que a vitória de Trump fará com que os demais países olhem com cuidado para sua atuação. "O Trump é um empresário que se elegeu presidente da República com discurso que convenceu a maioria do eleitorado. Agora, isso dá a ele o passaporte da boa gestão? Acredito que não. Temos que olhar isso com reservas e cuidados", pondera o senador.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos