Senadores iniciam discussão do relatório da PEC do teto

Brasília - Os senadores iniciaram a discussão do relatório do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), favorável à PEC do Teto. A oposição apresentou dois votos em separado, pedindo modificações no texto. Na fase de discussão, o objetivo daqueles que são contrários à PEC é usar o máximo de tempo para atrasar a votação.

O bloco de oposição apresentou um voto conjunto em que reuniu as diferentes emendas feitas pelos senadores da bancada. A leitura, feita pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), durou duas horas. Em seguida, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também fez a leitura de um voto em separado. No total, as leituras duraram quase três horas.

Além do objetivo de se contrapor ao projeto do governo, a oposição pretende ganhar tempo e atrasar a sessão. Durante a leitura de Requião, devido ao esvaziamento da comissão, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) pediu verificação de quórum, com o objetivo de derrubar a sessão e cancelar a votação. O pedido não foi atendido pelo presidente do colegiado, José Maranhão (PMDB-PB).

Na fase de discussão, todos os senadores poderão se inscrever para falar, o que também pode atrasar a votação. Cada parlamentar terá até dez minutos de fala. Os senadores da oposição estão em peso na comissão e já se inscreveram.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos