PF faz nova investida contra grupo de extermínio de Goiás

De Brasília

A Polícia Federal destacou 140 policiais envolvidos com a ação, entre eles 24 policiais do Comando de Operações Táticas, para cumprir três mandados de prisão temporária, 19 mandados de busca e apreensão e 17 conduções coercitivas contra pessoas investigadas por suspeita de integrarem um grupo de extermínio atuante no estado de Goiás. As ações ocorrem nas cidades de Goiânia, Alvorada do Norte e Formosa e são parte da 2ª fase da operação 6º Mandamento - o nome é uma alusão ao mandamento bíblico "Não Matarás".

São investigados no âmbito da operação duas mortes e dois desaparecimentos ocorridos em 2010 que, segundo a PF, podem estar relacionados com um grupo de extermínio. Motivado por Incidente de Deslocamento de Competência apresentado ao STJ, desde 2015 o inquérito instaurado pela PF para apurar o caso tramita na Justiça Federal de Formosa/GO.

A primeira fase ostensiva da operação ocorreu em 2011. À época, a PF descobriu que a organização criminosa tinha como principal atividade a prática habitual de homicídios com a simulação de que os crimes teriam sido praticados em confrontos com as vítimas. Há casos de execução de crianças, adolescentes e mulheres.

As investigações apontaram para homicídios que teriam sido praticados pela organização criminosa, inclusive durante o horário de serviço e com uso de viaturas da corporação. A organização criminosa especializou-se ainda na ocultação de cadáveres.

Dentre os investigados da primeira fase estavam o atual sub-comandante geral da Polícia Militar de Goiás, o ex-secretário de Segurança Pública e o ex-secretário da Fazenda de Goiás, os dois últimos na condição de suspeitos pela prática de tráfico de influência que resultaram nas promoções de patentes de integrantes da organização criminosa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos