Sabesp: após chuvas, nível sobe em todos os sistemas de abastecimento

São Paulo - Com as chuvas dos últimos dias, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) registrou um aumento no nível dos reservatórios de todos os sistemas de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com boletim diário divulgado pela companhia.

Segundo a Sabesp, o nível do sistema Cantareira passou de 72,6% ontem para 72,9% hoje - o índice considera a cota de água presente no chamado volume morto. Desconsiderando a reserva técnica, o nível do manancial passou de 43,3% na segunda-feira para 43,6% nesta terça. Já o terceiro índice divulgado pela Sabesp, que diz respeito ao volume armazenado sobre o volume total do sistema, avançou de 56,2% para 56,4%.

Nos últimos dois dias, os reservatórios do Cantareira receberam 25,5 milímetros (mm) de chuva, o que elevou o montante acumulado no mês para 104 mm, o que corresponde a 64,5% da média histórica de pluviometria para a região em novembro, de 161,3 mm.

O Cantareira abastece 8,1 milhões de habitantes das zonas norte, central, parte da leste e oeste da capital paulista e as cidades de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do sul. O manancial também atende parte de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.

Alto Tietê e Guarapiranga

O nível do sistema Alto Tietê atingiu 40,2% nesta terça-feira, avançando 0,3 ponto porcentual (p.p.) em relação aos 39,9% registrados ontem. Nas últimas 48 horas, 21,5 mm de precipitação foram verificados no manancial - nos primeiros 15 dias do mês, a região já recebeu 94,5 mm de chuva, ou 72,3% da média histórica mensal, de 130,7 mm.

No Guarapiranga, o volume armazenado das represas avançou de 74,3% ontem para 74,9% hoje. Com os 17,4 mm de chuva registrados na região nos últimos dois dias, a pluviometria acumulada no mês no Guarapiranga totaliza 80,6 mm, o que equivale a 64,4% da média histórica para novembro, de 125,1 mm de chuva.

Outros sistemas - O volume armazenado no Alto Cotia aumentou de 86,9% para 87,1%, enquanto o nível do sistema Rio Grande subiu de 84,3% para 85,4%. No sistema Rio Claro, o volume armazenado hoje está em 65,7%, uma alta de 0,5 p.p. ante os 65,2% de ontem, de acordo com a Sabesp.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos