Renan vai receber governadores após reunião com Temer

Brasília - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), vai participar na tarde desta terça-feira, 22, da reunião de governadores com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto. Em seguida, também recebe os governadores no Senado.

Os governadores vieram a Brasília para buscar uma solução para a crise fiscal dos Estados. Na pauta do Congresso constam dois projetos que podem trazer alívio aos caixas estaduais: a reabertura da repatriação e a renegociação da dívida dos Estados.

Renan é um dos principais mediadores da questão dos Estados junto ao governo federal. Entretanto, o peemedebista opera por contrapartidas para os Estados do Norte e Nordeste, que reclamam que a renegociação das dívidas favorece Estados do Sul e Sudeste.

A reabertura da repatriação seria votada nesta tarde no plenário do Senado, mas o relator da proposta, Romero Jucá (PMDB-RR), resolveu adiar a votação para que a negociação de hoje possa entrar no texto. Os governadores pedem que o valor arrecadado pela União com a multa possa ser dividido com os Estados.

Já a renegociação da dívida está na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Nesta terça-feira, o relator Armando Monteiro (PTB-PE) entregou um relatório em que incluiu mais contrapartidas para os Estados. O novo texto é benéfico para o governo, só que mais prejudicial para os entes federados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos