Topo

Geddel entrega carta de demissão e diz que Temer é 'fraterno amigo'

25/11/2016 11h34

Brasília - Em carta de demissão divulgada no final da manhã desta sexta-feira, 25, pelo Palácio do Planalto, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima reconhece que "avolumaram-se as críticas" contra ele, trazendo sofrimento a seus familiares. "Quem me conhece sabe ser esse o limite da dor que suporto. É hora de sair", escreveu ao presidente Michel Temer, a quem chamou de "fraterno amigo".

Ele pede desculpas. "Diante da dimensão das interpretações dadas, peço desculpas aos que estão sendo por elas alcançados, mas o Brasil é maior do que tudo isso." Geddel explica que fez uma "profunda reflexão" sobre o quadro e decidiu, por isso, pedir exoneração "do honroso cargo que com dedicação venho exercendo."

O ministro demissionário informa que vai retornar à Bahia, mas seguirá como "ardoroso torcedor" do "nosso" governo e classifica Temer como um presidente "sério, ético e afável".

Ele ainda agradece aos congressistas pelo "apoio e colaboração que deram na aprovação de importantes medidas para o Brasil". E conclui chamando Temer de "querido amigo".

A Coluna do Estadão antecipou mais cedo que a carta de demissão já estava pronta e seria entregue nesta sexta. Geddel pediu demissão depois que foi acusado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero de havê-lo pressionado a suspender um embargo imposto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural (Iphan) à construção de um edifício de apartamentos nas proximidades da área tombada do centro de Salvador.