Topo

CALERO: ME CHOCA QUE INTERESSES PARTICULARES POSSAM PREVALECER DENTRO DO GOVERNO

27/11/2016 23h13

Rio, 27 (AE) - O ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, confirmou na noite deste domingo, 27, em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, ter gravado um diálogo com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), e outros membros do governo, sem revelar nomes.

O diplomata contou ter gravado algumas conversas telefônicas seguindo a orientação de amigos policiais federais, entre as quais uma conversa "protocolar" e "burocrática" com Temer sobre sua demissão. Calero afirmou ser alvo de uma campanha difamatória e acusou o governo de tentar preservar interesses particulares.

O ex-ministro negou ter pedido um encontro com o presidente para gravar a audiência "de maneira ardilosa" e disse que a "boataria" sobre gravações no Planalto tem como objetivo mudar o foco das atenções. Ele explicou que fez as gravações para se proteger e ter "um mínimo lastro probatório em seu depoimento".

"Entre essas gravações (telefônicas) existe uma gravação do presidente da República, mas absolutamente burocrática. Inclusive fiz questão que essa conversa fosse muito protocolar, que é a conversa da minha demissão", disse. Ele afirmou ainda ter tido a preocupação de não induzir o presidente "a criar prova contra si".

Questionado se havia gravado conversas com Geddel e Padilha, Calero disse que não poderia revelar os interlocutores das gravações, porque isso poderia atrapalhar as investigações do caso.

Calero se tornou o pivô de uma grave crise política no governo Michel Temer ao entregar o comando da pasta no último dia 18, afirmando ter sido pressionado pelo então ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e pelo próprio presidente da República para que o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) alterasse um parecer que embargou a obra do empreendimento imobiliário La Vue na Ladeira da Barra, em Salvador, onde Geddel comprou um apartamento.

Em depoimento à Polícia Federal no dia seguinte à sua renúncia, Calero disse que Temer o "enquadrou" para tentar buscar uma saída para o impasse na liberação da construção do arranha-céu localizado em área de patrimônio histórico na capital baiana. Segundo o ex-ministro, o presidente insistiu que o caso fosse encaminhado à Advocacia-Geral da União (AGU) e afirmou que a decisão do Iphan de barrar a construção do prédio havia criado "dificuldades operacionais" em seu gabinete, já que Geddel estava "bastante irritado".

Na entrevista ao Fantástico, ele reiterou as declarações feitas à PF e descreveu suas três conversas com o presidente a respeito do caso. De acordo com Calero, em um primeiro momento Temer disse que resolveria o caso com Geddel, mas mudou de ideia e pediu que ele enviasse o processo à AGU, dizendo que a ministra Grace Mendonça, responsável pelo órgão, resolveria a questão de maneira que ficasse "bom para todos".

"Em menos de 24 horas, todo aquele respaldo que ele me havia garantido ele me retira e me determina que eu criasse uma manobra, um artifício, uma chicana, para que o caso fosse levado à AGU", afirmou Calero.

O diplomata se disse chocado por constatar que interesses particulares ainda possam prevalecer dentro do governo. "Ficava patente que altas autoridades da República perdiam seu tempo em favor de um assunto paroquial, que se referia a um interesse particular de um ministro", disse, após relatar seus diálogos com Padilha.

"Certamente acharam que para preservar meu cargo de ministro eu faria qualquer negócio. Jamais faria qualquer negócio para preservar cargo nenhum", disparou.

Apesar da resistência do presidente, a permanência de Geddel no governo se tornou insustentável depois que o depoimento em que Calero menciona Temer veio a público, assim como rumores sobre a gravação de conversas com o ex-ministro da Secretaria de Governo e com o presidente da República.

Em entrevista coletiva neste domingo, Michel Temer classificou de "gravíssimo, quase indigno", um ministro gravar o presidente da República. As denúncias de Calero deram combustível para a oposição se mobilizar pelo impeachment do presidente.

O depoimento de Marcelo Calero à Polícia Federal foi encaminhado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à Procuradoria-Geral da República, que está analisando as informações prestadas à PF para definir se solicitará a abertura de uma investigação formal ou se o caso deve ser arquivado. Ao encaminhar o depoimento, a PF solicitou a abertura de inquérito para apurar o episódio no despacho.