Combate ao racismo é tema de redação na 2ª prova do Enem

São Paulo - O tema da redação da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é "Caminhos para combater o racismo no Brasil". Neste domingo, 191 mil alunos fazem o exame - eles tiveram a prova adiada por conta da ocupação dos locais de prova em novembro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova, divulgou o tema da redação logo após o início da prova. Os alunos têm que produzir um texto dissertativo e argumentativo sobre o tema e oferecer uma solução para o problema proposto.

De acordo com o Inep, a proposta de redação traz quatro textos motivadores: um que trata da condição do homem negro; o segundo é um artigo de lei que tipifica o preconceito de raça ou de cor como crime; o terceiro é uma peça publicitária que distingue o racismo de injúria racial; e o quarto traz uma definição acerca do que são ações afirmativas.

Na primeira aplicação da prova, realizada nos dias 5 e 6 de novembro, o tema da redação foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil".

Para não zerar a nota da redação, os alunos devem escrever um texto de no mínimo 7 linhas e, no máximo, 30. Além disso, os alunos também podem ter a nota zerada caso seja identificado o desrespeito aos direitos humanos.

Além da redação, a prova deste domingo tem 45 questões de matemática e 45 de linguagens (português e inglês ou espanhol). Os candidatos têm até 5h30 para terminar o exame.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos