Manifestantes ocupam saguão de aeroporto durante protesto no Rio

Rio, 12 - Servidores do Estado que fazem desde as 10h protesto contra o pacote anticrise do governo estadual estão percorrendo ruas do centro do Rio em passeata. Há pouco, ocuparam o saguão do Aeroporto Santos Dumont, por onde circulam voos domésticos. Eles saíram da frente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e passaram pela Avenida Rio Branco e Avenida Graça Aranha, vias de grande movimento, chegando a fechar as duas pistas do Aterro do Flamengo, a que vai em direção a zona sul e a em direção ao centro.

No Santos Dumont, os manifestantes ficaram apenas alguns minutos. No momento seguem de volta às proximidades da Alerj. A caminhada não está sendo acompanhada pela polícia, que se mantém concentrada na assembleia e suas imediações. O movimento se mantém pacífico e desde as 10h, quando a mobilização começou, não foram registrados incidentes.

A passeata é puxada por bombeiros, que são a maioria dos participantes, mas também há professores e servidores de outras áreas. O número de manifestantes não foi estimado pelos organizadores, tampouco pela PM. O objetivo do ato, segundo os bombeiros, é "parar o centro" e mostrar a força da mobilização popular contra o pacote do governo do Estado aos deputados e ao governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), autor de pacote de medidas e principal alvo do protesto. "Fora Pezão, ladrão", gritam os manifestantes, que não se deixam abater pelo forte calor que faz na cidade nesta segunda-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos