Topo

MP denuncia guarda civil por morte de cinco jovens na Grande SP

Emoção no enterro de um dos jovens assassinados, no dia 12 de novembro Imagem: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

16/12/2016 23h43

O Ministério Público Estadual de São Paulo denunciou nesta sexta-feira (16), o guarda-civil Rodrigo Gonçalves de Oliveira pela morte e ocultação de cadáver de cinco jovens que desapareceram em outubro a caminho de uma festa e tiveram os corpos encontrados na zona rural de Mogi das Cruzes. A investigação mostrou que Oliveira teria agido para atrair as vítimas com objetivo de executá-las.

De acordo com o promotor Leandro Lippi, o guarda assassinou as vítimas motivado por vingança. Ele, "fazendo uma investigação à margem da lei", como definiu o MP, concluiu que duas pessoas do grupo estariam envolvidas com a morte de um amigo da corporação, que aconteceu em setembro em Santo André. "Foi a partir dessa convicção que Oliveira passou a atuar para atrair os jovens", informou a promotoria em nota.

Moradores do Parque São Rafael, na zona leste, os jovens foram convidados pelo Facebook para participar de uma festa em Ribeirão Pires, na região metropolitana. O evento foi forjado, segundo a acusação, por Oliveira para atrair os jovens em uma emboscada.

Jonathan Moreira Ferreira, Cesar Augusto Gomes Silva, Caíque Henrique Machado Silva, Robson Fernando Donato de Paula e Jones Ferreira Januário foram encontrados mortos 19 dias depois de deixarem o bairro em direção à festa.

O guarda deverá responder pelos homicídios duplamente qualificados (motivo torpe e impossibilidade de defesa das vítimas), o que poderá aumentar a sua pena caso seja condenado. Em depoimento à polícia, ele confessou ter preparado a emboscada, mas negou que a intenção fosse assassinar os jovens, mas, sim, prendê-los. A versão não convenceu o MP.

Segundo o promotor, que solicitou ainda ao Poder Judiciário que a prisão temporária de Oliveira seja convertida em preventiva, o Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa prossegue nas diligências para identificar os demais autores dos crimes.

'Vou colocar um por um na cadeia', diz mãe de vítima de chacina em SP

SBT Online

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

MP denuncia guarda civil por morte de cinco jovens na Grande SP - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias