Moura diz que governo vai fazer uma análise de retirada de contrapartidas

em Brasília

  • Pedro Ladeira/Folhapress,

    O líder do governo André Moura (PSC-SE), à esquerda, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), durante a votação da PEC 241, a PEC do Teto

    O líder do governo André Moura (PSC-SE), à esquerda, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), durante a votação da PEC 241, a PEC do Teto

O líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE), afirmou que o presidente Michel Temer vai fazer uma análise do texto da renegociação da dívida dos Estados e do regime de recuperação fiscal que foi aprovado nesta terça-feira, 20, na Câmara e segue para sanção presidencial.

"O governo vai fazer uma análise daquilo que foi aprovado. O governo cumpriu sua parte no acordo, mobilizou sua base, trabalhou para trazer socorro ao Estados nesse momento de crise, contando com essas contrapartidas. A Câmara modificou essas contrapartidas e o governo vai fazer uma análise disso", afirmou Moura.

O presidente tem a prerrogativa de vetar artigos, parágrafos ou a íntegra do projeto. Moura não afirmou, nem negou claramente, se Temer irá vetar algum trecho da proposta.

A Câmara aprovou o regime de recuperação fiscal para os Estados em situação de calamidade fiscal, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Entretanto, os deputados excluíram do texto contrapartidas que representavam um compromisso dos Estados socorridos com o pagamento de suas dívidas.

"Não adianta o governo socorrer os Estados se eles não cumprirem com sua parte e não tiverem as ferramentas para poder impor os limites para não gastar mais do que arrecadam", disse Moura. O líder minimizou a derrota do governo e disse que não houve nenhuma perda. "Não houve derrota. Todos os partidos da base do governo orientaram pela aprovação do relatório."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos