SP tem maior chuva dos últimos 68 anos para janeiro, diz Inmet

São Paulo - As fortes chuvas que atingiram a capital paulista entre a noite de Domingo e a madrugada desta segunda-feira, 16, representaram o maior volume de precipitações para um mês de janeiro dos últimos 68 anos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que em 24 horas foram 115 milímetros de chuva, segundo a estação meteorológica convencional do Mirante de Santana. O recorde anterior foi de 127,4 mm do dia 12 de janeiro de 1949.

Considerando todos os meses, é também a maior chuva em 24 horas desde 25 de maio de 2005, quando se totalizou 140,4 mm. Segundo o Inmet, o recorde absoluto de chuva em 24h no Mirante de Santana é de 151,8 mm, registrado em 21 de dezembro de 1988.

Com a chuva desta madrugada, o mês já totaliza volume de 271,2 milímetros, superando em 10 mm a média histórica de janeiro, iniciada em 1943.

O Estado de São Paulo continua com alerta de chuvas intensas, pelo menos até esta terça-feira, 17. De acordo com o Inmet, durante a tarde desta segunda, o deslocamento de uma área de baixa pressão deve promover nova rodada de tempestades no Estado.

Nas regiões do oeste paulista, como Mogiana, Alta Mogiana e Vale do Ribeira, há maior probabilidade de temporais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos