Topo

Secretário de Cultura de São Paulo diz que 23 de Maio "ficou muito cinza"

21.jan.2017 - Pintura feita pela prefeitura para cobrir grafites na avenida 23 de Maio desbota com a chuva Imagem: Bruno Santos/Folhapress

Em São Paulo

24/01/2017 08h45

O secretário municipal de Cultura, André Sturm, disse na segunda-feira (23) que a avenida 23 de Maio pode voltar a ficar colorida ainda no primeiro semestre deste ano. A prefeitura estuda para a via um Festival do Grafite, com artistas selecionados e materiais fornecidos pela gestão.

Na segunda-feira (23), já com muitos muros pintados de cinza, a avenida amanheceu com um trecho salpicado de tintas coloridas, sob o Viaduto Tutoia, na região do Paraíso.

Sobre o cinza que encobriu a avenida 23 de Maio, Sturm afirmou que a prefeitura terminará de remover, nos próximos dias, todos os murais que não estiverem em bom estado de conservação. Somente oito serão mantidos --questionado, o secretário não disse quais.

O titular da Cultura afirmou apenas que a gestão Doria pintou de cinza todos os grafites que estavam pichados por cima do desenho, com cores esmaecidas e danificados pela poluição.

O secretário negou que a prefeitura tenha usado o critério de que "uma imagem era artisticamente menor do que a outra". "A arte urbana tem como pressuposto ser efêmera, em qualquer lugar do mundo. A pessoa, quando faz grafite, sabe que aquilo pode apagar, pode ser manchado. Aquilo não vai ficar lá para sempre. Grafites não têm essa natureza", disse.

O próprio prefeito João Doria pintou uma parede pichada na avenida 23 de Maio Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress

Segundo Sturm, a via é uma das possibilidades para receber o evento "em função do ruído" causado pela remoção dos grafites e das pichações, intensificada nos últimos dias. "Ficou muito cinza e há uma vontade de fazer", afirmou Sturm. Desde 2015, era um museu a céu aberto, com mais de 70 murais. A limpeza dos muros é uma ação do programa Cidade Linda.

Até o fim deste mês, a Prefeitura vai escolher uma via da cidade para a realização do festival de grafite. Outras ruas também estão sendo analisadas. Na sequência, serão abertas inscrições para artistas. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Secretário de Cultura de São Paulo diz que 23 de Maio "ficou muito cinza" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias