Temer nomeia três vice-presidentes para a Fiocruz

Brasília - O presidente Michel Temer nomeou três novos vice-presidentes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com decretos publicados no Diário Oficial da União desta quinta-feira (02), foram nomeados Marco Aurélio Krieger, Marco Antônio Carneiro Menezes e Mário Santos Moreira.

Três vice-presidentes que ocupavam os cargos anteriormente foram exonerados: Jorge Antonio Zepeda Bermudez, Valcler Rangel Fernandes e Pedro Ribeiro Barbosa.

No início do mês, Temer nomeou a pesquisadora Nísia Trindade para o cargo de presidente da fundação. Nísia foi a mais votada em eleição interna na instituição, mas o ministro da Saúde, Ricardo Barros, trabalhou para indicar a segunda colocada, Tânia Cremonini de Araújo, o que quebraria a tradição de colocar o primeiro colocado na presidência.

Depois da notícia de que o ministro não seguiria a escolha interna, funcionários e entidades como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) protestaram e organizaram um abaixo-assinado com mais de 6 mil assinaturas pela nomeação de Nísia, o que acabou ocorrendo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos