Eclipse lunar e cometa enfeitam o céu neste fim de semana

São Paulo - Uma lua cheia e um cometa enfeitarão o céu neste fim de semana. Um eclipse lunar dará início ao espetáculo nesta sexta-feira, 10, pela noite.

A lua passará pela penumbra da Terra. O satélite natural não se obscurecerá totalmente como em um eclipse total - terá só uma parte coberta. O eclipse poderá ser visto na maior parte do mundo.

O fenômeno durará mais de quatro horas a partir das 20h32 (horário de Brasília).

Cometa

Já o cometa 45P passará pelo céu no sábado, dia 11. Será um encontro próximo, uma vez que ele passará a cerca de 12,4 milhões de quilômetros da Terra. Sua velocidade relativa é de 22,8 quilômetros por segundo ou 82.270 quilômetros por hora. O cometa, de brilho esverdeado, poderá ser visto na constelação Hércules. Binóculos e telescópios serão úteis.

Os observadores de astros acompanharam a rota do cometa 45P durante os últimos dois meses. A bola de gelo, de cerca de 1,6 quilômetro de diâmetro, passa a cada cinco anos.

Ele é conhecido pelo nome oficial de Cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova, em homenagem aos astrônomos japoneses, tchecos e eslovacos que o descobriram em 1948. A letra P é relativa a periódico, o que significa que é um visitante recorrente no sistema solar interior. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos