Topo

Por que as pessoas estão usando um broche azul no Oscar

26/02/2017 21h05

Los Angeles, EUA - Ruth Negga, que concorre ao Oscar de Melhor Atriz, está usando uma fita azul sobre o vestido Valentino vermelho. De acordo com o The Hollywood Reporter, a fita representa um sinal de apoio e solidariedade à associação American Civil Liberties Union, que trabalha "para defender e preservar os direitos e liberdades individuais garantidos pela Constituição dos Estados Unidos". Outras celebridades como a modelo Karlie Kloss também aderiram à causa e estão usando a fita azul.

Negga é uma das cinco indicadas na categoria de melhor atriz, por sua atuação em "Loving".

Mais política

Além da fita azul, a política se fez presente no Oscar em menções, veladas ou não, a Donald Trump, novo presidente dos Estados Unidos, e na categoria de melhor filme em língua estrangeira.
 
O vencedor foi o iraniano “O Apartamento”. O diretor do longa, Asghar Farhadi, não compareceu à cerimônia, em boicote ao veto migratório do presidente americano contra cidadãos do Irã e de outros seis países de maioria muçulmana.
 
Uma carta enviada por Farhadi foi lida para pontuar a razão de ele não estar lá. Um trecho dela diz: "Minha ausência é em respeito às pessoas do meu país e dos outros seis países que foram desrespeitados pela lei dos Estados Unidos, que proíbe a entrada no país. Dividir o mundo entre nós e os inimigos cria medo, justifica guerras".